Esse artigo vai conter muita opinião pessoal e vai muitas das vezes soar estranho, mas, aqui vou entregar a MINHA visão sobre o que eu acho do jogo e como eu levo ele a diante. Isso é algo um tanto quanto pessoal, eu particularmente gosto de jogar Mu Online, creio que é um dos jogos mais estáveis da atualidade, não a toa o título está online desde outubro de 2003, trazendo para nós uma segurança quanto a investir nosso dinheiro ou tempo. Nesse artigo estamos falando sobre o GMO, o servidor OFICIAL de Mu Online, lançado em Outubro de 2003 e que pode ser encontrado em muonline.webzen.com, e o artigo expressa apenas a opinião do autor, nada mais.
Assim como todo bom MMORPG, tem seus altos e baixos, ao meu ver o GMO viveu sua época de ouro entre 2003 e 2013, eu diria que a era do descobrimento no jogo, onde todos eramos jovens procurando um MMORPG e o Mu era um jogo leve que funcionava muito bem em qualquer pc, além de trazer mecanicas e gameplays únicas e inovadoras para a época, sem falar dos gráficos. Embora tenha tido uma época ruim de 2013 até 2018 com pouca atualizações ou atualizações ruins, mudanças repentinas de foco, como por exemplo quando foi adicionada a mecânica do “stun” e logo retirada, quando foram implementados os sistemas elementais com punish e depois retirados ou desativados, época ruim do jogo e tendo ficado estagnado ao meu ver, ou dava um passo a frente e um para trás. De fato, as atualizações recentes têm sido muito interessantes e têm ajudado a revitalizar o jogo. De 2019 até o presente momento, o jogo tem trazido muito conteúdo, sejam estes mapas novos, incremento de level, novos conteúdos instânciados, novos bosses, novos personagens, novas mecânicas, itens novos, telas novas e muito mais.
Vejo muitas perguntas do tipo “vale a pena começar agora?“, bom, se a ideia é ser um dos jogadores mais fortes do jogo, saiba que você consegue, pois a cada 6 meses o jogo trás itens novos, mapas novos, incremento de level e etc, os mais fortes passam a novamente brigar pelo topo, mas, infelizmente o jogo é muito p2win, e para conquistar tais posições é preciso um investimento alto, esteja ciente. Infelizmente, como é comum em muitos MMORPGs, a competição é frequentemente dominada pelos jogadores que gastam mais dinheiro. O que faz com que muita gente se afaste do servidor e vá para os famosos “private server”.
GMO atualmente conta com 10 “Reinos” com 14 servidores em cada, e cada reino não conversa entre si, seria algo como ter um jogo exclusivo para cada reino, o que faz com que mecânicas, estratégias, conteúdos e até mesmo o mercado sejam diferentes entre eles.
Na minha opinião, a verdadeira diversão em jogos como este é estar entre os mais fortes, independente de ser p2win ou free2play, cada um joga com a sua realidade, e quando falamos sobre o Mu Online da Webzen, entramos no jogo cientes de como ele era, e a dificuldade do GMO é o seu char, não a toa é o server de Mu Online com mais players da atualidade e também um dos mais estáveis.
Para mim, jogador do servidor oficial, os privates servers deixaram muitos players mal acostumados (não todos os privates e nem todos os players), moldaram eles para serem players fracos, não competitivos, chorões, querem ter todos os itens a venda no npc, não querem a dificuldade de um MMORPG, a busca por leveis, a busca por recursos, o crafting de equipamento, não querem levar dcs, não querem levar ks, querem subir de level em questão de instantes sem esforço, sem jogar, sem montar partys fortes e competitivas, querem ser os mais fortes do jogo sem ao menos saber jogar, vide que muitos nem build sabem fazer, apenas COPIAM E COLAM builds já prontas, não sabem nem o porque tais pontos foram passados, mas adoram soltar que são “pro players”, discutir sobre o jogo, praticamente são players que jogam games com o botão “easy” também. E eu aposto que isso é levado para outros jogos que os mesmos jogam. E quando questionados, falam que “você só é forte porque tem dinheiro”, e esquecem a trajetória, estudos de builds, testes e mais testes, dificuldade season a season no servidor oficial, necessidade de formar partys fortes e competitivas, e não apenas trocar por uma batata uma party com todos os itens. O valor sentimental não existe, o valor monetário muito menos.
Por isso eu não sou o maior fã de private server EASY, e somente concordo com as políticas de servidores MEDIUM HARD e acima, pois o player tem um sentimento pelo char, cria-se um vínculo com guilds, amizades são alimentadas, você tem a necessidade de retornar todos os dias durante um longo tempo para que seja competitivo, isso faz com que estude os chars, estude as builds, conheça os itens, entenda os spots e etc. Como eu disse antes, os tais players fracos existem, e quando falo que os privates servers os moldaram, não estou generalizando, apenas dando uma opinião baseada em, quanto mais difícil e mais caro, mais você se apega a sua conquista.
No entanto, é importante lembrar que nem todo mundo tem as mesmas oportunidades, e o dinheiro não deve ser o único fator que define o seu sucesso em um jogo, muitos jogadores do GMO não investem dinheiro, apenas criam muitas e muitas contas para farm de bless e itens, participando ativamente no market do game, players que logam 10 contas para farmar bless e acelerar o progresso ou até mas contas, como por exemplo players que tem um computador secundário apenas para farm de bless e coleta de recursos.
Claro que o fator para retirar a dificuldade do GMO está diretamente relacionado ao quão forte é o saldo na sua conta bancária, mas talvez isso esteja relacionado a todo MMORPG que seja competitivo, dificilmente seremos competitivos em qualquer jogo da atualidade sem gastar rios e rios de dinheiro, e mesmo no GMO, conteúdos free2play são muito bons e lotado de players, e mesmo o fator p2win ao extremo faz com que esses players casher não chegem ao endgame tão fácil, ou seja, sendo o “advogado do diabo”, o jogo é p2win, foi moldado para esse tipo de player, a experiencia completa do jogo é PAGA, então, o free2play que reclama disso ainda não entendeu o modus operandi da Webzen.
A pergunta que deveria ser feita é se vale a pena dedicar tempo e dinheiro para ser um top player no Mu Online, e eu diria que sim, vale muito a pena. Se você está procurando um desafio divertido e tem o tempo e o dinheiro para investir, o GMO pode definitivamente valer a pena. Lembrando que para ser competitivo em jogos MOBILE em 2024 é necessário gastar rios e mais rios de dinheiro, e geralmente esse players que reclamam de algo (e com razão, claro), não seriam “fortes” em nenhum game, a sugestão para que pensa apenas na parte do custo, joguem outros jogos, joguem private servers ou joguem dominó na praça.
Um jogador que tem disponibilidade de tempo e dinheiro para criar um personagem forte deve chegar entre os mais fortes em 8 a 10 meses. Mas se você está procurando uma experiência totalmente gratuita, pode ter mais sorte procurando em outro lugar, recomendo verificar os servidores que patrocinam o nosso site. Jogadores que não tem disponibilidade de dinheiro mas tem a de tempo tem duas opções, a primeira é utilizar o speed server e conseguir level 500~700 gastando de 0 a 100 reais em espaços de 10 a 30 dias, ou então jogar no servidor normal e chegar ao level 800 em 6 meses, o problrma mora depois disso, do 800 ao 1000 um player free leva cerca de 1 a 2 anos para desenvolver esses leveis, e após isso, apenas pagando.
Em última análise, cabe a cada jogador decidir se a busca por ser um TOP PLAYER vale o investimento de tempo e dinheiro, e isso vale em todos os MMORPGS. No final das contas, o que importa é encontrar um jogo que proporcione a experiência que você procura, independentemente de quanto dinheiro esteja disposto a gastar ou se quer deixar sua alma, digo, tempo no jogo.