Após atingir o nível 800 no MU Online e completar a quest correspondente, muitos jogadores percebem uma redução significativa em sua performance, tanto no dano quanto na defesa. Esse efeito é causado pelo sistema de GAP, que visa equilibrar o jogo ao introduzir uma punição temporária para jogadores de alto nível. Talvez na época que foi introduzido tinha a ideia de dificultar o lvling,

O sistema de GAP reduz o dano e a defesa do jogador para aproximadamente 30% de seus valores normais nos mapas afetados. Isso significa que, em determinados mapas, o jogador causará apenas 30% do dano e terá apenas 30% de defesa. Essa redução pode dificultar a progressão em mapas mais difíceis, exigindo que os jogadores ajustem suas estratégias e sejam mais cautelosos.

A punição de GAP não é aplicada em todos os mapas do jogo, mas sim em áreas específicas e durante determinados leveis. É crucial que os jogadores estejam cientes de quais mapas são afetados para planejar suas rotas de evolução e evitar surpresas desagradáveis, uma dica é utilizarem os famosos TAXIS, que é um char que não está mais no level de punição para puder te “puxar”. A boa notícia é que essa punição não é permanente. Ao alcançar determinados níveis, o efeito do GAP é gradualmente removido, permitindo que o jogador recupere seu pleno potencial de dano e defesa.

Por exemplo, em alguns mapas, a punição do GAP pode ser removida ao atingir níveis como 850, 900, ou superiores. Atingir esses níveis permite ao jogador retornar ao seu desempenho normal e enfrentar os desafios do jogo com toda a sua força e resistência. É importante para os jogadores conhecerem os níveis exatos em que o GAP é superado em cada mapa para melhor planejar seu avanço e otimizar sua experiência de jogo.

Mapa Level de entrada GAP GAP EliteZone
Deep Dungeon 3 770 825  
Deep Dungeon 4 770 850  
Deep Dungeon 5 770 875  
Swamp of Darkness 800 875  
Cubera Mine 850 900  
Cubera Mine (Closed) 850 925  
Altas Abyss 1 900 950  
Altas Abyss 2 925 975  
Altas Abyss 3 950 1000  
Shroced Canyon 1000 1050  
Crimson Flame Icarus 1050 1100  
Temple of Arnil 1100 1150  
Gray Aida 1150 1200  
Burning Kethotum 1200 1250  
Kanturu Underground 1250 1300  
Ignis Volcano 1300 1350  
Bloody Tarkan 1350 1400  
Tormenta Island 1400 1450 1460
Distorted Karutan 1450 1500 1510
Kardamahaal Underground 1500 1550 1560
  1550 1600 1610
  1600 1650 1660

Level de entrada refere-se ao level para poder entrar no mapa via “warp”, o level de punição é o level necessário para a punição “acabar”