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SanTiago Xavier
SanTiago Xavier@eusantiago
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Idealizador do projeto MundoGMO, SanTiago é apaixonado por Mu Online desde 2005, além de ser Manager na Real Games Studio, Empresário, YouTuber, Streamer, Gamer, fan boy de Dark Lord e viciado em RPG.
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A 18 anos atrás, em meados de 2006 no auge dos meus 14 anos de idade, conheci o Mu Online, e não sei dizer se foi algo bom ou ruim pois agora completo 18 anos de “sofrimento”, para mim tem sido quase impossível largar o vício no jogo, já parei diversas vezes, já voltei tantas vezes quanto parei, acho que voltei mais do que parei, mesmo sabendo ser impossível. Minha última “volta” foi na pandemia, em Julho de 2020, e creio que dessa vez ela foi definitiva pois não consigo mais sair do jogo, não consigo largar o muzinho, ele está enraizado em mim. Acordando toda terça feira de manutenção faltando 10 minutos para as 6 horas da manhã, sem deixar falhar 1 minuto, nem quando trabalhava CLT eu era tão pontual, virava para o lado para um cochilinho de 5 minutos apenas e colocava a culpa e a a desculpa do meu atraso no trabalho no trânsito, mas, para logar meus personagens e conseguir um spot decente, levanto mágicamente às 10 para as 6 da manhã, bebo água, escovo os dentes e vou até o PC sem bafo, afinal, meus personagens não merecem ter um dono desleixado. Todo evento de castle siege a cada 14 dias, familiares e amigos estão avisados, TENHO EVENTO NO SÁBADO DAS 18 AS 20H, mesmo não sabendo eles que é ficar sentado em frente ao PC com outros viciados e gritando porque meu personagem com asa de fada morreu com dois tapas para um cara que é desafeto virtual e eu considero “lixo”, sem nem ao menos conhece-lo pessoalmente. Coisas que Mu Online nos fazem vivenciar.

Vale a pena jogar hoje em dia?

A resposta nua e crua é não! Mas, o que você pode falar para um viciado? Esse artigo tem mais a intenção de ser cõmico e não ser levado a sério, apenas uma descontração, mas, vamos tentar entender o porque o Mu Online é um jogo com mais de 20 anos, com FPS tão baixo que quase é negativo e você fica devendo frames para o PC e mesmo assim tem uma orda maluca de fãs, que, segundo histórias, já existiram brigas com trocas de socos, pontapés e mordidas em épocas que o jogo dominava as lan houses, jogo que, esse posso confirmar pois é membro da minha guild no GMO, encontrou seu amor verdadeiro, se casou e está a mais de 10 anos casado por causa desse jogo “maldito”. Claro que também temos os casos dos garanhões que namoraram elfinhas durante um bom tempo até finalmente descobrir que quem estava controlando a elfa era o tonho da padaria.

Hoje em 2024 eu acredito que o jogo nos pega por dois motivos, o primeiro é a nostalgia que bate forte, na verdade ela faz um estrago em nossa mente, e a segunda é a questão do jogo ser automático, pode parecer que não, mas todo player de Mu Online, e quando eu digo TODO, coloco a margem de erro para 1 ou 2 apenas, então voltamos a palavra “todos”, são preguiçosos quando se trata de MMORPG, difícilmente vemos o mesmo player de Mu Online em jogos como Tibia, Lost Ark, Throne and Liberty e etc, jogos que precisam ser jogados, que você precisa passar 5~6 horas na frente do PC matando bichos, fazendo quests, fazendo DGs, fazendo HUNTS, matando bosses e etc, o jogador de Mu Online raiz quer apenas ligar seu PC, colocar o personagem no spot, ligar o bot de auto ataque e sair da frente do pc, e se Deus quiser, voltar em 2 dias para ver o que aconteceu. Podemos chamar o Mu de The Sims do RPG? Onde na maior parte do tempo ficamos assistindo nossos personagens batendo nos mosntros e apenas colocamos as roupas que queremos e passamos os atributos nos chars? E, de vez em quando mandamos ele brigar com outro sims? Ops, outro player?

Creio que o fator automatico e o fator nostalgia são os mais importantes para o Mu Online, e são o que fazem a gente parar de jogar, ou melhor, como escutei uma vez “jogador de mu online nunca para de jogar, ele da um tempo porque o jogo ficou ruim, e ai volta quando estiver pior ainda”.

É caro, é ruim, mas eu gosto!

Já tentou discutir com jogador de Mu Online? Seja o mesmo do servidor oficial, de servidor private de season alta, de servidor private de season baixa ou de mu custom? Todos tem o mesmo pensamento, o jogo é maravilhoso, você não pode falar mal, o cara vai ter 30 argumentos (horríveis por sinal) para tentar te convencer de que o jogo dele ou o server dele é melhor que o seu, e muitas das vezes ou em todas elas, ele está errado. Hahaha

Tente convencer um jogador de Mu Online de SEASON 2 de que o jogo dele é o BETA do Mu Online, não tem conteúdo, não tem chars, não tem mapas, não tem sistemas, não tem mecânicas e etc, ele vai te chingar e não vai falar nenhum argumento, simplesmente ele vai rir, te chamar de nutela, falar que o que tu joga é tudo menos Mu Online, esse é o jogador de Mu Online. E se você tentar convencer um jogador de SEASON 20 de que o jogo dele não é Mu Online, que o conteúdo se perdeu, que a desenvolvedora não tem foco, e perdeu a direção do game a muitos anos, que o jogo é desbalanceado, sem pvp, sem pvm, todo robotizado e automático, ele vai fazer o mesmo que o primeiro, vai te chingar. Hahaha

O jogo é ruim, é caro, mas eu gosto, me deixa ser feliz ao meu modo, por favor? Obrigado! Deixe ai nos comentários o motivo pelo qual você parou pelo menos 20 vezes de jogar Mu Online e voltou.