Jogar qualquer MMORPG em 2025 tornou-se um grande desafio sem o uso de serviços de tunelamento ou VPNs, que otimizam a rota de conexão entre seu computador e os servidores do jogo. Esses serviços oferecem benefícios significativos, como a redução de latência, melhora na estabilidade da conexão e até mesmo vantagens de desempenho no computador, como o famoso FPS Boost. Isso ocorre porque algumas dessas ferramentas conseguem priorizar o uso dos recursos do sistema, redirecionando a capacidade de processamento para o jogo e reduzindo interferências de aplicativos em segundo plano.
Mas como o tunelamento funciona exatamente? Ele é uma técnica que redireciona os dados da sua conexão de internet por rotas específicas, evitando congestionamentos e otimizando o tempo de resposta entre você e o servidor. No caso de jogos online, isso é essencial para reduzir problemas como lag, perda de pacotes e jitter (variações no tempo de resposta).
Diferentemente de uma conexão tradicional, que segue automaticamente o caminho mais curto (mas nem sempre o mais eficiente), o tunelamento seleciona rotas alternativas mais rápidas e confiáveis, analisando continuamente as condições de rede em tempo real.
Entre os muitos programas que oferecem esse serviço, destaca-se o ExitLag, amplamente utilizado por jogadores e alvo de controvérsias. Alguns consideram seu uso “proibido” ou arriscado, mas isso nem sempre corresponde à realidade. O ExitLag utiliza uma tecnologia chamada Multipath, que distribui os dados da conexão em vários caminhos simultâneos, ao invés de usar apenas um único trajeto entre seu computador e o servidor do jogo. Esse processo envolve a criação de várias “vias” de comunicação, às vezes utilizando até 8 ou 16 rotas paralelas, medindo constantemente parâmetros como latência, perda de pacotes e jitter. Com base nesses dados, o ExitLag entrega a rota de conexão mais eficiente possível, garantindo maior estabilidade e reduzindo o tempo de resposta.
Essa tecnologia é especialmente útil em servidores localizados em outros continentes, onde a conexão direta pode ser afetada por longas distâncias ou infraestruturas de rede congestionadas. O resultado é uma experiência de jogo mais fluida, com menor chance de desconexões ou interrupções bruscas.
No entanto, o uso de tunelamento tem seus riscos, e é aqui que entra a polêmica. A forma como programas como o ExitLag redirecionam e “fracionam” os dados pode, em algumas circunstâncias, ser confundida com uma atividade maliciosa. Isso ocorre porque jogos online geralmente possuem sistemas anti-trapaça rigorosos que monitoram padrões de tráfego suspeitos. Se o redirecionamento for detectado como algo fora do comum, o sistema pode emitir um alerta falso e, em casos mais extremos, bloquear temporariamente ou banir o jogador.
Apesar disso, a maior parte das plataformas entende que o objetivo do ExitLag é otimizar a experiência do jogador, e não infringir as regras. No entanto, é importante usar esse tipo de serviço com cautela, sempre verificando as políticas do jogo em relação a programas de terceiros. Ao longo deste texto, exploraremos mais sobre como minimizar riscos e esclarecer as dúvidas sobre o uso do ExitLag em MMORPGs.
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Para enviar seus dados a qualquer servidor, utiliza-se um protocolo de roteamento que cria uma tabela contendo os melhores caminhos disponíveis, chamada de tabela de roteamento. Tanto o seu computador quanto cada roteador no caminho até o servidor possuem essa tabela. No caso do seu PC, geralmente há apenas uma rota configurada: o caminho para o seu ISP (provedor de internet), para manter as operações simples e leves.
O lag muitas vezes é causado pela tabela de roteamento do ISP. Embora o provedor possa ter várias rotas para alcançar o servidor, essas rotas geralmente não são atualizadas com frequência. Além disso, os protocolos de roteamento usados por ISPs não consideram métricas como latência, jitter e perda de pacotes. Como resultado, o ISP pode escolher rotas subótimas, levando a conexões mais lentas ou instáveis.
A tecnologia Multipath permite que, em vez de um roteador usar apenas o “melhor” caminho na tabela de roteamento, ele utilize vários caminhos simultaneamente (às vezes 8 ou 16). Os dados são divididos entre esses caminhos, e não duplicados. Por exemplo, se houver duas rotas disponíveis, metade dos dados pode ser enviada por uma rota e a outra metade pela segunda. Isso melhora o desempenho caso um dos caminhos experimente altos níveis de lag, já que parte do tráfego ainda usará um caminho mais rápido. Entretanto, como ISPs raramente monitoram conexões para servidores de jogos, as rotas usadas por eles podem não ser as melhores, mesmo com Multipath.
O ExitLag atua de duas maneiras principais:
Essa segunda funcionalidade é a chave para reduzir lag, melhorando significativamente a estabilidade e o desempenho das conexões para servidores de jogos.
No RealMU a própria STAFF do servidor RECOMENDO e ENCORAJA o uso. Já no GMO é por conta e risco, não temos nada que comprove que alguém tenha levado um BAN com o uso de EXITLAG, e muitos dizem que não é uma VPN, pois caso configure do mesmo modo como eu configuro, o EXITLAG vai manter nos logs do jogo os dois IPs, o SEU e o de onde o ExitLag está apontando, como mostra o exemplo:
Nas regras do GMO por exemplo consta que não pode ser utilizado nada que altere a sua GEOLOCALIZAÇÃO, e o ExitLag permite MANTER o seu IP atual, ele mostra ambos, então eles sabem que você é você. Será permitido? Será proibido? Sinceramente, não sei, use por conta e risco.